Aí surge a dúvida: como escolher o melhor imóvel para financiar? Você deve está perdido entre o desejo e a razão nesta hora. Calma! Vamos te ajudar a clarear o caminho para sua tomada de decisão.

A primeira coisa que você deve ter em mente é a sua real capacidade de compra. Para resumirmos esse entendimento e você seguir lendo esse artigo de forma mais objetiva entenda, de antemão, que:

Se você tem uma rende acima de 5 mil reais/mês é possível conseguir uma linha de financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Caso sua rende esteja igual ou abaixo deste valor, é provável que você tenha de recorrer ao Programa Minha Casa, Minha Vida para adquirir o seu imóvel.

O melhor imóvel para financiar é aquele que cabe no seu bolso

De nada vai adiantar conseguir o financiamento do seu imóvel se, no futuro, ele não passar de uma dívida. É hora de olhar para sua situação financeira.

Se, diante do seu quadro de gastos atual, o valor que você tem sobrando é suficiente para arcar com esse investimento: ótimo! Se não, é hora de analisar o que pode e deve mudar. Onde você deve cortar em gastos. Isso será muito importante, entenda o porquê.

Você terá de levar em consideração as taxas de juros que incidirão sobre o parcelamento, os seguros de cobertura – por morte e invalidez permanente; e de Danos Físicos ao Imóvel. Além de tarifas administrativas e impostos.

Arcar com as despesas relativas à documentação e com a mudança é outra despesa que compete a você. Logo, ter essas despesas bem definidas em mente é muito importante para evitar surpresas desagradáveis e dificuldades financeiras futuras.

LEIA TAMBÉM: Diferença entre financiamento e consórcio de imóvel?

ITBI: Entenda o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é o imposto cobrado para a transferência do imóvel comprado para o seu nome. Esse imposto, como citado anteriormente, é de competência dos municípios.

A Constituição Federal trata do ITBI em seu artigo 156 como: “transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição”.

O ITBI tem como base de cálculo o valor venal do bem. De acordo com o Código Tributário Municipal de Teresina, aprovado em dezembro de 2016, “após o dia 26 de junho de 2017, a alíquota de ITBI para contratos celebrados a mais de 180 dias, é de 2% do valor venal do imóvel para pagamento parcelado e de 1,9% do preço venal do bem para pagamento em cota única” no município de Teresina.

Esse valor de 2% ou 1,9% é cobrado encima do valor venal do imóvel, ou seja, sobre o preço que o imóvel foi vendido para você.

Em alguns casos, o imposto não precisa ser pago, como na fusão de empresas, transmissão do imóvel por herança ou doação.

Considere usar o seu FGTS no financiamento

A utilização do FGTS deve ser criteriosa. Não é valido cometer o erro de usar o seu seguro para quitar parte do seu financiamento ou até mesmo usado como pagamento da entrada se não for seguro o seu vínculo empregatício.

Lembre-se: em caso de desemprego essa será sua fonte de renda por até 5 meses.

Se o valor depositado em seu FGTS for significativo e o imóvel estiver dentro dos limites de financiamento do SFH, essa pode ser a forma de financiamento certa para você. O saldo do FGTS poderá representar uma boa parte do valor do financiamento.

Por outro lado, não havendo um saldo que abata consideravelmente o valor da dívida, a avaliação deve ser feita com mais critério, independentemente de o imóvel estar dentro do limite do SFH.

O melhor sistema de amortização para você

Como já explicamos em “Termos que você deve conhecer antes de ir à compra do seu imóvel“, você deve definir qual o sistema de amortização mais interessante para o seu perfil de compra.

O Sistema PRICE pode facilitar a aquisição do financiamento, considerando que você terá que pagar uma parcela inicial menor, que pode ser mais confortável para você no seu momento atual — contudo, o custo final do financiamento será maior.

Se você tiver como arcar com parcelas maiores de início é recomendado optar pelo sistema SAC. Lembrando que o valor cobrado nas parcelas irá diminuir ao longo do período e o custo do financiamento será menor.

Você precisará ter conhecimento sobre todos os custos, taxas de juros e sistemas de amortização antes de dar qualquer passo decisivo. Tudo precisa estar claro para você! Por isso que recomendamos (sempre!) que você busque o auxílio de UM BOM CORRETOR.

LEIA TAMBÉM: Quem pode financiar um imóvel? (10 regras comuns a todos)

CAIXA Habitação: Aplicativo ajuda a encontrar financiamento

A Caixa Econômica Federal disponibiliza, para todos os seus clientes, o aplicativo CAIXA Habitação. Com ele você pode traçar o seu perfil e encontrar a modalidade de financiamento ideal.

O APP é intuitivo, você preenche as perguntas e o sistema te leva a um imóvel que se adeque ao seu perfil. Ao longo do processo, entre outras coisas, você fica sabendo a faixa de preço dos imóveis que você poderá financiar e as condições para tal.

Essa coleta de dados pelo CAIXA Habitação levará em conta o tempo de trabalho do interessado. Se ele é funcionário do setor privado e/ou público. Seu poder aquisitivo (salário) e sua idade, pois o tempo de financiamento muda de acordo com ela.

Além de simular o financiamento o aplicativo ainda permite que você entre com uma proposta para sua compra. Ficando disponível informações sobre as documentações necessárias para aprovação.

“A Caixa está investindo muito em tecnologia. No futuro, dificilmente, as pessoas vão procurar o banco para fazer esses procedimentos. Dando autonomia ao cliente e otimizando tempo”. – apontou o Gerente Caixa, Edgar.

Se você preferir, todos esses procedimentos estão disponíveis no site da CAIXA. O CAIXA Habitação está disponível nas plataformas digitais e é gratuito. Nós também podemos lhe ajudar simulando o seu financiamento, entre em contato.

Como decidir qual é o tipo de imóvel ideal?

Sobre a escolha do imóvel que melhor atenderá as suas necessidades, nós lhe convidamos a refletir sobre a sua necessidade atual de moradia ou até mesmo sobre os seus desejos futuros. É algo que deve partir do seu perfil e não do mercado imobiliário.

Na hora de tomar essa decisão atente para detalhes como:

• Sou uma pessoa que gosta de esta só e um espaço pequeno e aconchegante é ótimo para mim.

• Gosto de esta só, todavia, tenho muitos animais de estimação. Logo, preciso de uma casa que tenha áreas abertas e/ou um apartamento grande com varanda.

• Estou em um relacionamento e tenho planos de casar em breve, com isso, quero uma casa para compartilhar.

• Vou casar em breve e pretendo ter uma grande família. Minha casa tem de ser grande, com 4 quartos, garagem para 2 carros e muito espaços para as crianças.

• Sou casado e gosto de curtir a vida com minha companhia. Não gostamos de ficar muito tempo em casa. Ela pode ser pequena e atender às necessidades de um casal.

• Não tenho pretensão de casar, mas quero uma casa grande e que possa acolher bastantes pessoas, afinal, amo dar festas para os meus amigos.

Esses são só alguns exemplos. Inspirasse e encontre o seu caminho.

CONCLUSÃO
Como vimos, o financiamento do seu imóvel segue uma série de critérios que devem ser considerados na hora do fechamento do contrato.

O sistema de amortização deve ser cuidadosamente escolhido, preferencialmente com auxilio e orientação de um BOM CORRETOR. Veja a possibilidade de uso do seu FGTS e atente-se para o preço do ITBI.

A escolha da sua moradia dependerá dos seus objetivos e desejos. A Caixa pode lhe ajudar com o financiamento do seu imóvel e nós esperamos ter aberto alguns caminhos para sua tomada de decisão.