Entenda a diferença entre financiamento e consórcio de imóvel.

O financiamento e/ou consorcio são as duas opções disponíveis no mercado para quem quer comprar um imóvel e não tem como pagar por ele à vista.

Se você está em duvida entre essas duas opções de compra, continue lendo, nós vamos esclarecer a diferença neste rápido artigo feito para você.

Qual a diferença entre financiamento e consórcio de imóvel?

A grosso modo, a diferença básica dessas duas modalidades de compra do seu imóvel está no tempo para adquirir. No financiamento você pode receber o seu imóvel na hora ou em um prazo curto de tempo. Neste caso, se for uma compra na planta. Já o consórcio é um investimento à longo prazo sem juros e valores predefinidos.

Financiamento

O financiamento é a modalidade mais comum. Você deve optar por ele se estiver com pressa para adquirir o seu imóvel. Para tal o banco usará dos seus recursos para lhe emprestar o dinheiro e lhe cobrará juros referente a esse valor.

Não é possível financiar 100% do valor de um imóvel. O máximo seria 80%. O restante seria o equivalente a entrada. Você terá de pagar a vista ou pode optar pelo uso do seu FGTS – tanto para pagar a entrada como para amortizar a dívida caso o imóvel esteja dentro do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

VEJA TAMBÉM: Quem pode financiar um imóvel? (10 regras)

Os bancos trabalham com duas tabelas de financiamento: a PRICE e a SAC – que estabelecem o valor das parcelas. A PRICE oferece prestações iguais do início ao fim. A SAC prevê parcelas decrescentes. A Caixa Econômica Federal trabalha apenas com a Sac.

Com o valor do financiamento habitacional você pode:

Compra um imóvel novo;
Compra um imóvel usado;
• Comprar terreno para construção do seu imóvel;
• Conseguir dinheiro para construir em seu terreno.

No caso do financiamento do Imóvel Usado, recomenda-se de você procure o desejado antes mesmo de procurar o Banco para o financiamento.

Cada instituição tem critérios próprios e o imóvel que você escolheu pode passar (ou não) nessa vistoria. Em outros casos, o crédito pode não ser o desejado.

Consórcio

O consórcio consiste em um grupo de pessoas reunidas para pagar uma mensalidade X que variará de acordo com a carta de crédito de compra do imóvel desejada. O tempo de pagamento das parcelas é pré-determinado pelo consórcio.

O dinheiro é guardado pelo Banco em um fundo comum e, todo mês, alguns integrantes do grupo são sorteados – por sorteio ou lances – para receber o valor da carta de crédito e comprar o bem desejado.

Com o valor do consórcio imobiliário você pode:

• Comprar imóveis: residenciais, comerciais, novos, usados, na planta, terrenos, casa na praia ou no campo.
• Adquirir a sede do seu próprio negócio.
• Usar para construir ou reformar.
• Quitar seu financiamento imobiliário.

A maior vantagem de se fazer um consorcio imobiliário é que você não paga juros. O dinheiro em circulação no consórcio não vem do banco e sim do grupo de pessoas que participam. Como administrador, o Banco cobra apenas uma pequena taxa – que será diluída nas parcelas mensais – para administração do grupo.

Em uma conversa, para elaboração do nosso E-BOOK, o Gerente Caixa, Edgar, resumiu essas duas modalidades da seguinte forma:

“Financiamento é para quem quer o imóvel hoje. Consócio é para quem quer o imóvel amanhã” – diz Edgar, Gerente Caixa.

Perfeito? Tudo o que falamos resumido em uma frase simples e objetiva.

CONCLUSÃO
Esperamos que fique clara em sua mente as duas vantagens dessas modalidades de compra disponíveis.

Que o financiamento seja para você uma opção imediata de investimento para aquisição de um imóvel e o Consórcio sirva como uma forma de investimento que lhe permitirá obter recuso futuro para compra e/ou aquisição de bens para melhoria de seus imóveis.

Importante é que o caminho escolhido atenda a sua necessidade. Sempre, sem afetar o seu bolso e atendendo aos seus desejos.