Quem pode financiar um imóvel? Separamos 10 regras comuns a todos para se fazer um financiamento imobiliário no Brasil.

Quando afirmamos que qualquer pessoa pode (hoje) financiar um imóvel é porque, provavelmente, não estamos levando em conta às regras que as instituições financeiras têm para liberação desse crédito.

Então, para você fazer um checklist antes de colocar o “pé na rua” atrás do seu imóvel ou “bater” na porta de um Banco, fizemos a lista abaixo com dez regras para você verificar antes de solicitar financiamento imobiliário.

10 regras comuns a todos na hora de Financiar Imóvel

  1. Ser brasileiro ou naturalizado;
  2. Maior de 18 anos ou emancipado;
  3. Ter o nome limpo – não estar incluso nos serviços de proteção ao crédito como: SPC, Serasa, entre outros;
  4. Não ter restrições no Banco Central do Brasil – incluso no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos);
  5. Não ter restrições ou pendências em outros órgãos como a Receita Federal, por exemplo;
  6. Ter renda que possa ser comprovada e que seja compatível com o valor das prestações resultantes do financiamento (o valor da parcela não pode ser superior a 30% da sua renda);
  7. O imóvel precisa apresentar condições para servir de garantia do financiamento – precisa ter documentação em dia e oferecer condições físicas para tal;
  8. O vendedor não poderá ter problemas de restrições na Receita Federal e justiça trabalhista;
  9. Só poderá usar o FGTS se tiver 3 anos ou mais de vínculo empregatício.
  10. Ter no mínimo 20% do valor do imóvel que você pretende comprar.

OUTRAS REGRAS PARA FINANCIAR IMÓVEL:

• Se você morar no exterior pode emitir uma procuração para que um terceiro faça a negociação por você. Nesse caso, terá de declarar a renda que tem referente ao trabalho no país em que mora.

• Ainda no caso de que não mora no país, não é permitido o financiamento através do Programa Minha Casa, Minha Vida, pois uma das regras deste é que a pessoa more e ou trabalhe no local onde quer comprar o imóvel.

• No financiamento direto com a construtora, o que geralmente ocorre com imóveis em construção ou na planta, ele precisa apenas entregar a documentação solicitada pela empresa.

Além dessas exigências comuns e essas peculiaridades destacadas, é recomendado (sempre) procurar o banco que pretende solicitar o financiamento e requisitar as informações do contrato. Eles podem ter peculiaridades dependendo de cada instituição.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com um de nossos corretores.