“Senhor(a) os juros do seu financiamento serão baixos, pois a SELIC opera em baixa. Você optará pelo financiamento pela tabela price ou SAC? E o prazo de amortização, como seria melhor para você?”

Your Content Goes Here

Se você leu a citação acima e sabe o significado de um dos termos destacas, ótimo, é sinal de que está no caminho para um entendimento dos termos que você deve conhecer antes de ir à compra do seu imóvel.

Esses termos estão por toda parte e no mercado de financiamento de imóveis eles podem confundir bastante, então, concentra aqui para aprender os mais usados e não ficar confuso na hora de negociar o seu imóvel.

Amortização é a parcela paga na prestação, calculada de acordo com o sistema de amortização escolhido (Tabela Prince, SAC e/ou Sacre), para reduzir o valor do financiamento.

Tabela Price: nos primeiros pagamentos, a taxa de juros cobrada é maior e vai decrescendo ao longo do tempo. Como o valor da prestação é fixo, com o passar das parcelas, o valor de amortização vai aumentado. Em outras palavras, ao longo do tempo, você paga menos juros e mais referente à dívida principal. Sempre pagando valor fixo.

Sistema de Amortização Constante (SAC): como o nome diz, o valor da amortização é fixo, enquanto os juros são decrescentes ao longo do período. Assim, as prestações também decrescem.

Sistema de Amortização Crescente (Sacre): não está disponível para o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), é uma combinação entre o sistema Price e o SAC. As prestações sobem por um determinado período e depois começam a cair.

Prazo de amortização é o prazo definido para pagamento do financiamento.

Atualização monetária é a correção incidente sobre o valor do financiamento para atualização do capital financiado.

Financiamento é o valor emprestado pelo Banco para ajudá-lo a adquirir o seu imóvel.

Juros é o custo do financiamento que é pago na prestação.

Encargo mensal é o valor mensal a ser pago, composto pela:
• Parcela de amortização + juros;
• Tarifa de Administração mensal, se prevista;
• Prêmios de Seguro MIP e DFI.

Saldo devedor é a diferença entre o valor financiado reajustado e o valor total já amortizado até o momento. É também o valor base para cálculo dos juros, amortização, seguros e eventual liquidação do financiamento.

Acompanhe o BLOG RCI para mais informações e dicas que vão lhe ajudar na trajetória de compra do seu imóvel.